Remédio na Rocinha

Tomamos conhecimento através da mídia sobre a importante declaração de um major da PMRJ que garantiu que os mototaxistas da Rocinha estão finalmente livres da submissão e exploração a que estavam submetidos por traficantes e milicianos que se julgavam 'donos do pedaço'.

Por muitos anos eles dominaram e extorquiram esses trabalhadores, exigindo pagamentos diários de R$13,00, para que pudessem trabalhar sem sofrerem represálias. Mas pelo fato dos moradores não mais suportarem tal covardia, os 'entregaram' através de denúncias anônimas causando esse feliz resultado para a comunidade e mototaxistas.

E conforme outras declarações nessa mesma reportagem, isso vinha acontecendo há muito tempo sem qualquer providência da Associação dos moradores da localidade, fato esse que podemos entender por haver dois possíveis motivos:

  1. Por medo de represália desses bandidos;
  2. Conveniência por usufruir alguma vantagem pelo fato de não denunciarem.

Alem disso, há ainda o pior, pois esses mototaxistas estão trabalhando sem poder se legalizar porque a Prefeitura não os reconhece como atividade legal. Talvez devido a algum impedimento existente em lei. Mas se assim for, que a Prefeitura procure logo meios legais para oficializá-los, tendo em vista a já reconhecida utilidade do serviço que eles vêm prestando nas comunidades onde trabalham.

Mas como no Brasil existe o 'jeitinho pra tudo', além da PMRJ ter escorraçado de lá os pretensos 'donos do pedaço', tomou também importante providência para organizar esses mototaxistas, estabelecendo regras necessárias; cadastrando e uniformizando-os com coletes identificadores; e garantindo que não mais haverá qualquer pagamento ilegal.

Se algum mototaxista têm problema similar na comunidade onde trabalha, inclusive os próprios moradores por eles servidos, vejam esse 'remédio', que deu certo, e denunciem. Façam exatamente como o pessoal da Rocinha fez. Só assim poderão, com segurança, ficar livres da mesma submissão e exploração a que esses seus colegas estavam submetidos e até escravizados. Agora encontram-se livres para trabalhar com satisfação e também felizes ficaram os moradores que dos mototáxis se valem.

Fatos assim são dignificantes, por mostrar a utilidade e eficácia do bom policiamento orientado por autoridades superiores e que resultam em benefício para uma classe trabalhadora e para a comunidade por ela servida. E de tão relevantes que são, servem de exemplos para outras cidades que necessitem deste mesmo 'remédio'.

Motociclistas Invencíveis
João Cruz

Deixar seu comentário

Postar comentário sem fazer login

0 / 2000 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 5-2000 caracteres
Seu comentário será enviado para moderação pelo administrador.
  • Nenhum comentário encontrado

Conteúdo relacionado - Artigos

Riders Of Freedom

Geração Motociclista

História da Motocicleta

A história da Royal Enfield

Motociclistas invencíveis

EU NÃO POSSO!!!