Viagem de Moto Viagem de Moto Inspirando viajantes

Tanque reserva para longas viagens de motocicleta

Muito se fala sobre levar ou não um tanque de reserva de gasolina nas longas viagens de motocicleta. No Brasil é proibido por lei, salvo tanques específicos. Os policiais rodoviários no cone sul, Peru, Bolívia etc. não implicam com tanques de gasolina reserva. A Argentina sempre tem e teve problema de gasolina por causa dos caminhões que a transportam, não por falta do produto.

Até quem viaja com motos de tanque grande, como BMW, V-Strom, Varadero ou similar e “toca” muito também fica sem gasolina – na Patagônia é difícil quem não fique -. Nada mais frustrante do que ficar sem gasolina numa tarde de sol, tendo uma Ruta maravilhosa a sua frente e o GPS indicando: próxima Estacion de Servicio a 85 km ...

Eu penso o seguinte: levar 2 ou 3 litros não refresca nada... Um galãozinho vagabundo desses de 5 litros de posto de gasolina/supermercado vasa, escorre, é melhor nem levar, eles servem para outros produtos, para gasolina tem que ser próprio ou assemelhado, senão no meio da viagem a sua reserva começar a feder e vazar e é encrenca na certa.

Tá certo que eu acelero muito, mas na última viagem para o Ushuaia, de Honda Varadero, fiquei 4 vezes sem gasolina... acelero, aumenta o consumo, eu sou fominha e não gosto de ficar parando - gosto de parar depois de 300/350 km -. Conclusão: acabam os 25 litros do tanque.

Então vou contar para vocês o que eu uso para não ficar parado na estrada: os motores de popa e os jet skis que são 2T tem um tanque de óleo separado e, normalmente, depois de um tempo, a bomba que mistura gasolina com esse óleo estraga e a maioria dos proprietários em pouco tempo eliminam esses tanques, como foi o meu caso. Nas marinas e oficinas de motores de popa e jet ski tem sempre alguns tanquinhos desses largados num canto, é só lavar bem e usar. O meu motor de popa é um V6 de 175 HP, então, o tanque é de 10 litros, um tanque da Mercury, reforçado, com respiro, etc.

Abaixo algumas fotos ilustrativas:

Dicas para viagem de moto
Tanque do Mercury V6 175 HP
Pode-se conseguir novo ou usado descartado de alguma lancha.

Dicas para viagem de moto
O tanque exposto na moto chama muita atenção

Dicas para viagem de moto
Sugiro uma bolsa para transporte – qualquer uma serve

Dicas para viagem de moto
Nesta bolsa pode ser levado também o material de lubrificar corrente, panos, etc.

Dicas para viagem de moto
Detalhe do respiro

Dicas para viagem de moto
Detalhe da torneira – torneira de gás – não vaza

Dicas para viagem de moto
Ocupa pouco espaço, pode colocar outra mochila por cima

Dicas para viagem de moto
O tanque segue bem preso com mochila por cima

Dicas para viagem de moto
Abastecendo no meio da Patagônia – Ruta3

Otavio Araujo - Gugu - 69 anos, motociclista há 53 anos, de Taubaté - SP
Administrador e empresário, roda atualmente em uma Honda Varadero XL V 1000
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tags:

Comentários (39)

  1. arthur mottus

Gostei da ideia de buscar o tanquinho nas oficinas de lancha.
Vou fazer isso , gostaria de acrescentar que a carga do tanquinho para o tanque da moto deve demorar uma eternidade . prefiro virar na boca com um funil ou mangueira de 3/4. dessa forma essa parada não mata a média horaria.
penso em interrompe a mangueira do tanque da moto com um T e deixar conectado o tanque auxiliar direto na mangueira de alimentação. Quando o tanque estiver secando abro a chave e ele por gravidade carrega o tanque sem parada.
ponho um engate rápido de mangueira no tanquinho pra solta-lo quando descarregar a moto. e essa mangueira fica debaixo do banco ( vstron)só pedindo a hora de ser conectada.
Abraços.
Obs fiz o Aacama ano passado e não fiquei sem gás. mas em 2006 para Ushuaia foi um terror.
Arthur

  1. Sergio Ary

Ola Otavio, Parabens pela matéria, me ajudou muito...
Eu , depois dos 60 anos ja aposentado, realizei um sonho, comprei uma moto. Virago 250 e pretendo cair na estrada, to indo de vagar pra me acostumar... Moro no Rio e tenho vontade de viajar pelo Brasil e até mais longe... Quem sabe um dia desses nos esbarramos por ai ?
um grande abraço,
Sergio Ary

  1. Carlos R. Albernaz

Grande Otavio, boa noite. Estou planejando uma viagem para o Atacama, como tenho visto suas dicas e relatos, gostaria de saber se pode me ajudar me dando dicas sobre essa viagem. Moro em Caçapava, toda dica me será de grande valia especialmente de um motocilcista com a sua experiência. Desde já agradeço sua atenção. Um grande abraço, Carlinhos.

  1. Alexandre Mitiura

Otávio, acabo de achar um tanque idêntico por R$ 70, usado, mas em excelente estado. E foi fácil: achei na primeira loja de manutenção de motores de popa que liguei. O vendedor me disse que um tanque desses novo sai por US$ 300.
Agora preciso cortar as mangueiras do respiro e da saída e comprar as válvulas. Aliás, será que acho a válvula do respiro também em casas de equipamentos para gás ?
Moto-abraço e muito obrigado pela fantástica dica.
Miti
Foz do Iguaçu - PR

  1. Ralph Rangel

Olá, sou de Goiânia e estou planejando uma viagem para o Ushuaia, vou com certeza adotar esta dica, tem outras que você possa compartilhar?

  1. Rômulo Provetti    Ralph Rangel

Ralph, dá uma olhada neste link: www.viagemdemoto.com/dicas

  1. Bruno

http://edsonlopes.com/blog/review-tanque-reserva-pressol-5-litros/
Acho que passei o Link errado! Esse aqui é mais uma dica aos motociclistas que desejam comprar um recipiente próprio!
http://goo.gl/dgQfh
Por falar nisso, ótimo post!

  1. Bruno

Dica show!
http://edsonlopes.com/blog/review-tanque-reserva-pressol-5-litros/

  1. Alekçandro

Boa noite, Otavio
Em setembro devo me aventurar até Ushuaia e uma das preocupação era exatamente esta... boa dica, vou providenciar um tanque destes tbm. muito obrigado.
Grande Abraço Irmão

Seja o primeiro a comentar este artigo.
Carregar Mais

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.