Planejar é pensar antes

Que tal uma gostosa, inspiradora e agradável viagem de moto…?!

Mas, longa, ou, curta? Terra, asfalto, ou, mista? Ritmo puxado, ou, tranquilo, com frequentes paradas? Curvas, retas, subidas e descidas, ou, tudo junto…?

Bem, tudo isso vai depender do perfil do piloto (e do eventual garupa), do tipo de moto, do tempo disponível, da disposição, do roteiro, da grana…

Mas, pra ser gostosa, inspiradora e agradável (e pra não correr o sério risco de se tornar estressante, frustrante e traumática), não pode faltar a essa viagem (e a nenhuma outra, seja pela estrada ou pela vida) um ingrediente essencial: Planejamento. Até o mais despretensioso e desencanado passeio de moto demanda algum Planejamento, que pode envolver uma revisão básica na máquina, e, algumas medidas simples, como previsão dos gastos, das distâncias e dos prazos, cálculo da autonomia, preparo da bagagem adequada… Ou seja: a gente precisa pensar, antes, no que vai fazer, em como vai fazer, e, no que talvez aconteça. E, assim, a gente tenta se antecipar, se preparando pras possíveis situações que se apresentem.

Fazendo um paralelo com a saúde e a atividade física (outra área em que se planejar também melhora o pique, a cara, a continuidade, o bem estar…), a gente encontra caminhos eficientes de como se cuidar sozinho (seja se exercitando em casa ou ao ar livre, se alimentando adequadamente, acompanhando seus indicativos médicos…). Ou, pode participar de grupos especializados (um clube, uma academia, uma clínica…), compartilhando os aprendizados; ou, ainda, pode se valer de ajuda profissional personalizada (um professor, um instrutor ou até um treinador particular…) no caso da percepção da necessidade de um foco mais específico, de respostas mais rápidas. E, pra cada diferente nível de condicionamento, pra cada necessidade individual, pra cada resultado desejado, um bom profissional pode (e deve) criar um programa adequado de treinamento, de desenvolvimento.

Viu…?! Planejamento!

Imagine que você tenha um dia cheio de compromissos pela frente: afazeres, gastos, lazer, reuniões, trabalho, pessoas, refeições, traslados… Como chegar ao fim desse dia, realizando o mais que puder, e, da melhor maneira possível? Seria agindo por impulso, deixando rolar, esperando acontecer pra ver no que dá, atendendo à emergências conforme elas forem surgindo? Ou, claro, se antecipando aos eventos, e, analisando com calma os resultados desejados, escalonar as prioridades e organizar um cronograma realista e funcional, visando atender ao que é importante antes do que é apenas emergencial…?!

Então… Planejamento!

Na vida da gente, em geral, também pode ser assim: pensar antes sempre traz mais segurança, mais garantia de melhores resultados , seja com a agenda do dia-a-dia, seja na organização do mês em curso, no desenvolvimento da carreira, no trato com os hábitos, no sonho com uma aposentadoria tranquila, na compra da moto mais potente ou do tão sonhado imóvel. Na análise dos recursos e das possibilidades, dos prós e dos contras, dos contextos e dos prazos, das vontades e dos sonhos, a gente frequentemente melhora o próprio desempenho, antecipa as conquistas, potencializa os resultados. Com tudo isso, a gente se sente mais satisfeito, incrementando assim a própria Qualidade da Vida; essa meta, sim, vale a pena se dedicar a buscar.

São muitas as maneiras de planejar, e de se planejar; existe grande disponibilidade de informação sobre o tema, das mais diversas fontes (algumas, inclusive, gratuitas): livros, revistas, TV, internet, consultoria… Existem técnicas, métodos, experiência, dicas, orientação, acompanhamento, recursos que facilitam esse seu desenvolvimento pessoal. Qual formato combina melhor com você, e, qual funciona melhor pra você?

Você consegue enxergar com clareza os seus objetivos, e, tem noção do que e de como fazer pra alcançá-los? Tem buscado informações sobre como melhorar sua performance? Está acessando conhecimentos funcionais, que estejam te possibilitando evoluir, construir, se desenvolver? Você tá cuidando direitinho da sua vida?

Como andam as suas Prioridades, os seus Planos, o seu Orçamento, a sua Agenda…?!

Você quer mais Qualidade de Vida na sua vida…? Planejamento nela!

Em tempo: Salomão, o sábio pensador e filósofo transcrito na Bíblia, aconselhou há milhares de anos que se “examine cada questão com cuidado, porque isso traz crescimento”.

Abraços & beijos, e, até a próxima semana!

Eu sou Eduardo Galdeano, sou Planejador Pessoal, sou motociclista, e aproveito essa oportunidade pra conversar sobre assuntos da vida. Aproveite também: leia, divulgue, comente, opine!

Deixar seu comentário

Postar comentário sem fazer login

0 / 2000 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 5-2000 caracteres
Seu comentário será enviado para moderação pelo administrador.
  • Nenhum comentário encontrado

Conteúdo relacionado - Artigos

Riders Of Freedom

Ventos de mudança

Artur Albuquerque

Além das Espécies

Motociclistas invencíveis

Cruel Insensibilidade

História da Motocicleta

A história da Kasinski