Entrar

Nada se cria...

  • Categoria: Bros & Bikers
Texto sobre customização de motos

Recentemente tenho notado que há uma grande falta de criatividade no tocante a customização de Harleys. Não digo a respeito das grandes oficinas de customização e tão pouco dos customizadores de renome do nosso País… estes sim têm mostrado fino trabalho, um após ao outro. Ao que me refiro, são os consumidores finais das motocicletas mesmo… motociclistas comuns do dia-a-dia.

A máxima de que “nada se cria, tudo se copia” tem sido o que mais venho observando…e infelizmente outra frase corriqueira que se ouvia antigamente não pode ser tão repetida: “com a variedade de acessórios, não há 2 Harleys iguais rodando por ai”.

Discordo plenamente da frase, e atribuo isso a total falta de criatividade dos donos de moto e mostrarei o meu ponto agora:

Quando em 2007 foi lançada a XL1200N, que conhecemos como Nightster, as Sportster vendidas no Brasil eram apenas Sportster 883, devido principalmente a questão de homologação do motor 1200cc.

Obviamente a moto foi uma sensação no seu lançamento, sendo a primeira da linha Dark Custom….e como não existia nenhuma Sportster 1200 circulando por aqui... acreditava-se que ela não iria fazer parte do portfolio oferecido pelo então Grupo Izzo.

Não demorou muito para aparecer pencas de oficinas transformando 883R em “pseudo” Nightster’s….com para-lamas cortados, stop-turn taillight e claro, a pintura igual (fosse ela prata/preto, preto fosca ou preto/laranja). Após 1 ano, em 2008 a Izzo passou a oferecer a Nightster “de verdade” por aqui (ao preço na casa dos 30 mil reais).

As Sportster 883R “customizadas” (me recuso a chamar uma cópia de customização) normalmente tem mais ou menos o mesmo setup… ou seja até os equipamentos oferecidos são muito parecidos….e milhares de motos de pessoas diferentes sem qualquer contato uma com a outra. Neste caso, instala-se um escapamento tipo short-shots da Vance & Hines (ou um similar fabricado nacionalmente) e coloca-se todos os acessórios possíveis da linha skull ou da #1 Dark Custom.

Para comprovar que nada disso é falácia, basta o leitor, por si só, fazer uma busca no site moto.com.br e comprovará que existe muitas opções, de preços variados e com a mesma cara.

Harley-Davidson 72

Acompanho o moto.com.br, quase que 3 vezes na semana para poder indicar motos para amigos e conhecidos, porém o motivo deste ensaio foi o tamanho desânimo que tive ao ver que  esta prática mais uma vez está se perpetuando…não com as cópias de Nightster, mas o modelo da vez é a Seventy-Two.

Harley-Davidson Seventy Two

Se o dono do anúncio estiver lendo esta peça, é uma crítica construtiva e não um ataque pessoal…. mas pergunto: “qual a graça de se fazer uma cópia de um outro modelo?”

Vou colocar em outra perspectiva, a Audi e Volks fazem parte do mesmo grupo e excetuando caracteristicas particulares das suas linhas, os modelos muito dividem o projeto e componentes, como por exemplo o Jetta e o Audi A4. Me pergunto, por que motivo uma pessoa compraria um Jetta e colocaria as argolas da Audi?? O mesmo raciocinío cabe no caso de transformar uma Sportster 883R em Seventy-Two. A quem estamos enganando??

Os grandes catálogos de customização e também o próprio livro de acessórios da Harley oferecem fotos de modelos customizados para mostrar os possíveis usos dos acessórios e dar ideias aos consumidores….e não uma cópia….onde seria o fato de se transformar em uma moto “única”, se está-se copiando algo que já existe?

Já tive a oportunidade de visualizar duas motos iguais em momentos diferentes (de uma mesma oficina, ao qual me reservo o direito de não mencionar, pois gosto do trabalho deles…e lembrar que muitas vezes os trabalhos são executados a pedido do cliente)…..essas duas motos iguais diferiam muito pouco em termos de acessórios e o maior diferencial era uma das cores (no caso era dois tons onde apenas uma das cores mudava)….
Imagina o desprazer quando se chega num lugar e tem uma moto exatamente igual a sua parada?? ou você ser feito de bobo achando que está olhando uma coisa que não é? Neste ultimo caso, muitos leigos passam batido, mas quem conhece saberá o que está vendo.

Há tempos isso foi uma conduta nos EUA…as motos que eram “clones” e até mesmo em 1995 uma oficina americana ficou famosa em fazer o que era conhecido como “Little Twins”….ou seja, transformar Sportsters com look de Big Twins…era possível ver Fat Boy, Wide Glide e Heritage Classic que ao olhar mais atento…eram Sportsters.

Deixo aqui o meu manifesto, um alerta e, claro, expresso o meu desejo para que as pessoas sejam mais criativas e invistam para colocar nas ruas algo realmente único!

Texto sobre customização de motos
See ya on the Road!
Dan Morel

Marcadores Harley-Davidson

Comentários (5)

  1. Adolpho Chacon

Dan, na boa, acho que você vacilou nessa.<br /><br />Se o cara tem uma R e gosta do estilo Nightster, qual o problema? Se tem uma XL e quer fazer dela uma 72, qual o problema? Eu não concordo contigo. Acho que falta de criatividade e manter uma HD - qualquer que seja o modelo, exceto as 100...

Dan, na boa, acho que você vacilou nessa.<br /><br />Se o cara tem uma R e gosta do estilo Nightster, qual o problema? Se tem uma XL e quer fazer dela uma 72, qual o problema? Eu não concordo contigo. Acho que falta de criatividade e manter uma HD - qualquer que seja o modelo, exceto as 100 anos! - original. Falta de criatividade é comprar pedaleiras e manoplas originais da HD "made in China" na concessionária ou no eBay e achar que customizou... Pelo amor de Satanás, catálogo da HD não é customização, é boutique!<br /><br />Você pegunta a quem estamos enganando? Cara, na boa, se você faz uma moto pra mostrar ou enganar alguém, você é um pobre de espírito. Mas se procura uma oficina e pede pra fazer de sua XL uma 72 ou de dua Dyna uma FatBob, qual é o problema? A moto é sua, é seu prazer, não estará tentando enganar ninguém, tampouco, mostrando que tem algo que não existe. Customizar é antes de tudo satisfação pessoal. É como tattoo, se precisar da aprovação de alguém, melhor não fazer...<br /><br />Ninguém precisa fazer uma Bobber ou uma Chopper pra ficar feliz com sua moto customizada. Cada um faz o que quer, como quer e quando quer. Customizar é sinônimo de personalizar e personalidade não é certa ou errada. Para alguns, basta pintar. Para outros, hard tail é só o começo. Não há regras, não há leis. Não gostou da minha moto? E daí? Esqueça-a e faça algo com a sua cara. Na sua!<br /><br />Pelo seu raciocínio pode ter faltado criatividade a Harley-Davidson quando lançou a 72, uma vez que se "inspirou" em motos customizadas há décadas. <br /><br />Tenho uma Electra Glide 2005. Tirei o Tour-Pak, mudei o para-brisas, rebaixei o para-lamas dianteiro, cromei um monte de coisas, pintei inteira de azul, mudei o banco, enfim, eu queria e fiz uma Bagger, que pode voltar a ser uma EG em 3 minutos. Mas hoje ela parece uma StreetGlide. Na época não havia SG no Brasil e não me inspirei nas SG, mas sim nas Baggers. Se você visse a minha moto há um ano lhe pareceria customizada. Hoje, vai escrever que eu quis copiar a SG... Não, na verdade, quando lançou a SG, a HD é que copiou as customizadas Baggers.<br /><br /><br />Em tempo: muito linda a "72 2006" da foto! Não sei quem fez, mas o cara sabe o que faz. Parabéns!

Ler Mais
  1. Sandra

cópia infelizmente é desta matéria que além de nao ter embasamento algum sobre o que fala esta usando foto sem autorizacao do dono, isto sim é um caso que deveria ter uma cautela, pois o uso inevido da imagem como reza a lei é punivel por lei pelos crimes cybernéticos. Ademas vale salientar que...

cópia infelizmente é desta matéria que além de nao ter embasamento algum sobre o que fala esta usando foto sem autorizacao do dono, isto sim é um caso que deveria ter uma cautela, pois o uso inevido da imagem como reza a lei é punivel por lei pelos crimes cybernéticos. Ademas vale salientar que caso nao seja retratavel a utilzacao desta materia cabe uma sancao civel!!!

Ler Mais
  1. Eddie

Conbordo com nossos amigos, a proposito, para nosso amigo Dan, vai algumas informacoes: Quando surgiu a nightster, nao havia nenhum problema em homologar motores de 1200 cc, pois o proprio grupo Izzo importou varias 1200s.Quanto a 72, a hd Brasil, nao tem interesse por questoes de custo...

Conbordo com nossos amigos, a proposito, para nosso amigo Dan, vai algumas informacoes: Quando surgiu a nightster, nao havia nenhum problema em homologar motores de 1200 cc, pois o proprio grupo Izzo importou varias 1200s.Quanto a 72, a hd Brasil, nao tem interesse por questoes de custo elevado.E a moto em questao, trata-se de uma xl 2006, por tanto carburada, o que passa a ser um grande atrativo para apaoixonados por Harley, uma vez que a 72 original, é injetada.De qualquer modo, obrigado pela dica, pois vi o anuncio atravez da sua materia, (embora um pouco equivocada).Valeu.

Ler Mais
  1. Claudio Bessa

Concordo com nosso amigo.O autor da materia com certeza deve dispor de bastante grana para importar um modelo que o Brasil provavelmente nem chegara a ter.O ponto é nao se tratar de customizacao, e sim de uma copia, diga-se de passagem , de uma moto de muito bom gosto, que muitas pessoas...

Concordo com nosso amigo.O autor da materia com certeza deve dispor de bastante grana para importar um modelo que o Brasil provavelmente nem chegara a ter.O ponto é nao se tratar de customizacao, e sim de uma copia, diga-se de passagem , de uma moto de muito bom gosto, que muitas pessoas gostariam de adiquirir, porem nao tem condicoes.Nao vejo mal algum, desde que o proprietario fique contente.

Ler Mais
  1. Arabesp

O autor da materia nao entendeu a "pegada" da 72, o customizador tentou reproduzir uma copia da seventy two por territorio tupiniquim, ja que nao se ha previsao da venda da mesma pelo menos nos proximos 2 anos ...<br />Sera que o autor da materia pensou na possibilidade de essa moto nao ser uma...

O autor da materia nao entendeu a "pegada" da 72, o customizador tentou reproduzir uma copia da seventy two por territorio tupiniquim, ja que nao se ha previsao da venda da mesma pelo menos nos proximos 2 anos ...<br />Sera que o autor da materia pensou na possibilidade de essa moto nao ser uma "customizacao" ?? E somente ser uma copia fiel de um modelo que agrada ao proprietario ????

Ler Mais
Não existem comentários postados aqui ainda.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização