Entrar

Desafio BigTrail – Curso nível II

  • Categoria: Ademir Goulart
Curso Big Trail - Santa Catarina

O Desafio BigTrail Serra Mar ou curso de BigTrail nível II foi planejado para ser um complemento do Curso de Pilotagem off road de motos BigTrail que ocorre regularmente com periodicidade mensal no centro de treinamento da Água Doce na grande Florianópolis (SC).

Este treinamento é conduzido pelos experientes mestres Vantuir Boppré, Edson Mesadri e Jackson Feubak.

O Desafio BigTrail Foi realizado em outubro de 2013 nos dias 04 e 05 (sábado e domingo).

Curso de pilotagem

Como o ponto de partida era Florianópolis com destino a Urubuci subindo pela serra do Corvo Branco e retornando no dia seguinte via serra do Rio do Rastro, eu e o Marcio Sonza (meu companheiro de viagens e também dos cursos) saímos já na sexta a tarde, dia 03, de Balneario Camboriu para Florianópolis.

Dia 03/10/2013 – Balneário Camboriu para Florianópolis

Encontramos-nos as 16 horas no posto Chaplin e partimos em direção a Floripa.

Curso de pilotagem Big Trail

Como o objetivo era participar do briefing sobre os desafios do dia seguinte a ser realizado nas dependências da loja Alexandre Motos , acompanhado de cerveja gelada e chuleta no disco, apenas as 20 horas, sobrava tempo e aproveitamos para dar uma passada no condomínio aeronáutico costa esmeralda em Porto belo e conhecer as modernas instalações.

Curso de pilotagem Big Trail

Curso de pilotagem Big Trail

Curso de pilotagem Big Trail

A noite conhecemos os colegas que estariam participando conosco nos dias seguintes do Desafio BigTrail.

Alguns já tinham sido nossos colegas na terceira turma do curso regular e os outros eram das demais turmas.

Participantes do curso:
Thiago Viana,
Tarcísio Lenfers,
Saimon Vanessa
Rodrigo Saurim,
Roberto Leandro Demarchi,
Marcio Sonza,
Leo Pereira Oliveira Melo,
Henrique Fogaça,
Darci Coelho De Freitas Zequinha,
Christian Tota e
Ademir Goulart

Curso de pilotagem

Além das instruções relativas ao Desafio BigTrail a confratenização na loja Alexandre Motos tivemos também uma palestra do Inspetor da PRF Josino Mota sobre condução segura e procedimentos na condução de moto em estradas pavimentadas.

Curso de pilotagem

Dia 04/10/2013 – Florianópolis para Urubici (Primeiro dia do desafio)

Levantamos cedo, café tomado e vamos nos encontrar com os demais no posto ao lado do Shopping, ponto de partida determinado.

Curso de pilotagem Big Trail

Curso de pilotagem Big Trail

O roteiro previsto para este primeiro dia tinha como destino a Pousada das Flores em Urubici.

Seguem os mapas do roteiro neste dia:

Curso de pilotagem Big Trail

Curso de pilotagem Big Trail

Curso de pilotagem Big Trail

Saímos em direção a Santo Amaro da Imperatriz passando pela Guarda do Cubatão em Palhoça. Aqui já tivemos o primeiro trecho de 11 km em estradas de terra.

Curso de pilotagem Big Trail

Curso de pilotagem Big Trail

De Santo Amaro da Imperatriz fomos para Águas Mornas e depois seguimos em direção a São Bonifácio pela SC431.

Em um pequeno vilarejo chamado Teresópolis saímos da SC431 e iniciamos um trecho de terra com um total de 13 Km. Durante este percurso a estrada foi piorando e inclusive no final passamos por uma trilha na floresta indo sair novamente na SC431.

Curso de pilotagem Big Trail

Curso de pilotagem Big Trail

Neste ponto estava previsto seguir pela serra da Garganta , local histórico e antigo caminho de ligação entre o Sul e Florianópolis.

Como as condições desta trilha não estavam adequadas, retornamos via asfalto até a BR282, seguimos em direção a Rancho Queimado e de lá pela SC407 estrada que leva até Anitápolis.

Antes de chegar a Anitápolis, saímos do asfalto e seguimos por estrada de terra com as mais diversas características de pedra, lama, terra, grama, etc... nos levando até a cidade de Anitápolis.

Curso de pilotagem Big Trail

Curso de pilotagem Big Trail

Hora de abastecer e seguir viagem agora por outra estrada no inicio boa e larga e depois piorando, subindo, descendo, pedra solta, etc... até chegarmos em uma pousada onde estava programado o almoço.

O nome da pousada não lembro, mas as coordenadas são: Lat 27°55'11.19″S Long 49°11'59.05″O.

Curso de pilotagem

Curso de pilotagem

Após o almoço, seguimos por estradas de interior, costeando o paredão da Serra com destino a subida do Corvo Branco. Esta estrada de interior que percorremos vai encontrar a estrada SC 439 (Braço do Norte – Grão Para – Urubici) já bem depois de Grão Para em um distrito chamado Aiurê.

Curso de pilotagem

Curso de pilotagem

Curso de pilotagem

Curso de pilotagem

Após Aiurê completamos a subida do Corvo Branco.

Curso de pilotagem

Curso de pilotagem

Curso de pilotagem

Curso de pilotagem

Chegando ao topo continuava com estrada de terra e muita pedra ainda em torno de 5 km.

Após este ponto, até Urubici já está tudo asfaltado com ótimas curvas de alta.

Já estava escurecendo e foi só acelerar até o destino em Urubici.

Curso de pilotagem

A noite foi hora confraternizar com todos os colegas instrutores e pessoal de apoio.

Queremos agradecer a atenção dispensada pelo Zilli, colega motociclista que também pratica offroad com sua XT 660R, excelente maitre, atencioso com os clientes e exímio fotografo.

Curso de pilotagem

Curso de pilotagem

Neste primeiro dia do total de 237 Km foram 116 Km de estradas de terra e 121 Km de asfalto.

Dia 05/10/2013 – Urubici para Florianópolis via Rio do Rastro e Praia (Segundo dia do desafio)

Após um merecido descanso na pousada das Flores, com toda a atenção de nosso anfitrião o Marcus Zilli, era hora de iniciar a etapa do segundo dia de nosso desafio.

Todas as motos abastecidas e alinhadas em frente a pousada, prontas para a partida.

Curso de pilotagem

Neste trecho até Bom Jardim da Serra tivemos a honra de ser acompanhado também pelo Marcus o qual aproveitou para fazer algumas filmagens que estão disponíveis neste post ao final junto com os demais complementos.

O roteiro deste dia está nos mapas que seguem:

Curso de pilotagem

Curso de pilotagem

Curso de pilotagem

O clima estava agradável, o termômetro da moto marcava 10 graus na saída mas logo foi esquentando com um belo sol nos acompanhando pelos primeiros 20 km de asfalto até um pequeno lugarejo chamado Vacas Gordas na SC430.

Saímos para a estrada de terra e pedra que alias tinha mais pedra do que terra... Um trecho de 42 Km passando pelo Parque Nacional de São Joaquim.

Curso de pilotagem

Curso de pilotagem

Um visual muito bacana e tudo que tínhamos a fazer era seguir a instrução do mestre Vavá: "Pessoal, usem todas as técnicas que vocês aprenderam, relaxem em curtam o trajeto,..."

Curso de pilotagem

Curso de pilotagem

Neste trecho tive o pneu traseiro furado...

Dizem os colegas que tinha uma ponte, daquelas com duas taboas e uma delas quebrada expunha um belo prego que eu não vi de maneira alguma.

Descobri que os instrutores são também excelentes borracheiros...

Só faltou uma plaquinha com o nome "GOMERIA DO VAVÁ" ou "FEUBAK'S TIRE REPAIR", mas as fotos mostram a equipe em ação.

Curso de pilotagem

Curso de pilotagem

Alias a tensão era tanta, a ansiedade, com a boca seca, o desafio de subir e descer aquela estradinha cheia de pedras, brigando para manter o equilíbrio, que nem sobrava muito tempo para observar o lindo visual deste trajeto...

Curso de pilotagem

Curso de pilotagem

Após passarmos por Bom Jardim da Serra quando chegamos ao mirante que fica no alto da serra do Rio do Rastro as nuvens estavam cobrindo todo o local com uns pingos de chuva e impossibilitando de apreciar o lindo visual neste dia.

Assim passamos direto, mas como tenho fotos de outras passagens por lá, aproveito para colocar aqui.

Inclusive fotos com mais de 40 anos quando ainda a Serra do Rio do Rastro não era pavimentada.

Curso de pilotagem

Curso de pilotagem

Curso de pilotagem

Passando por Lauro Muller, seguimos em direção a Orleans e vale observar que o bonde de 15 motos (11 alunos, 3 instrutores e 1 apoio) foi muito bem nas estradas asfaltadas em ótima velocidade sem maiores problemas mesmo sendo um bonde grande.

A partir de Orleans seguimos pela margem direita do rio Tubarão por uma estrada bem larga porem de areão e muita poeira. Passamos por Pedras Grandes seguindo em direção a Tubarão agora voltando a estrada a ser asfaltada.

Para Tubarão os instrutores nos reservavam uma surpresa, um desafio especial...

Nos bastidores nos conversávamos e tentávamos adivinhar o que poderia ter em Tubarão para este tal desafio...

Eu achava que era passar por uma daquelas pontes de arame que balançam durante a travessia, mas não era....

Tinha a ver com ponte, mas era passar por uma ponte ferroviária onde ao lado do trilho tinha um pequeno caminho cheio de pedras soltas...

Curso de pilotagem

Foi um belo desafio e para mim particularmente foi tranquilo, pois na minha infância em Criciúma, andei muito de bicicleta nestas trilhas a beira do trilho da antiga EFDTC (Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina).

Passagem da ponte vista pela camera do Edson Mesadri.

Após passarmos por mais este desafio pegamos outra estrada de terra acompanhando a margem direita do rio passando pela Madre com destino a Laguna ao lado dos molhes onde ficava o restaurante para o almoço deste dia.

Já chegamos por volta de 14 horas e como a logística de atendimento não foi rápida só conseguimos nos liberar por volta das 16:30 horas.

O previsto seria entrar na praia de Laguna e seguir para a praia do Sol fazendo o trajeto pela areia e saindo para a BR 101, já próximo a Imbituba. Devido a falta de tempo esta atividade foi abortada e deveremos fazer futuramente em um passeio até Laguna.

O restante da viagem foi seguir até a grande Florianópolis, especificamente na Marina Pier 33 onde seria feito o encerramento e recall dos bauletos.

Todos extremamente cansados depois de dois dias andando a maior parte do tempo de pé nas motos estávamos ansiosos para encerrar e fazer o trecho final até Balneário Camboriu.

Neste segundo dia rodamos um total de 309 Km sendo 90 Km em terra e 219 em asfalto.

Conclusão

As fotos e vídeos que acompanham este post podem expressar melhor o que foi este desafio.

Para mim particularmente no primeiro dia não estava muito animado creio que mais pela insegurança que ainda sentia, mas no segundo me senti muito mais confiante e valeu o aprendizado de todo o desafio.

Este tipo de treinamento é fundamental que você pratique, e nada melhor do que um bom desafio na ótima companhia dos colegas e na segurança transmitida pelos experientes instrutores.

Fica aqui em nome de todos o nosso agradecimento ao Vantuir, Mesadri e Feubak.

Também aos demais do staf de apoio com as camionetes e a nossa fotógrafa predileta (garupa sofrida...) Jana Roberge.

LINKS complementares:

Planilha com os roteiros de ida e volta

O arquivo GPX com os dados coletados pelo GPS pode ser baixado aqui (Clique com o botão direito do mouse e salve o arquivo) Após salvar o arquivo descompactar o mesmo e usar os arquivos GPX no seu programa preferido. Tem também o arquivo que foi coletado usando o software FollowMee no Iphone e mostrando nosso trajeto em tempo real no link "Onde estamos" do Blog.

Curso de pilotagem

Seguem os links de albuns de fotos (PICASA) e videos que estão no youtube relativos ao desafio:

Curso_BigTrail_II_Albun_Face (188 fotos)

Desafio_BigTrail_From_celular_AG (78 fotos)

Desafio_BigTrail_Fotos_From_Tota (43 fotos)

Desafio_BigTrail_Fotos_From_Diversos_via_Facebook (46 fotos)

Desafio_BigTrail_Fotos_From_Marcio (197 fotos)

Exelente video do Marcus Zilli que nos acompanhou no treço de Urubici até Bom Jardim da serra

Vídeo do Tarcisio Lenfers sobre o desafio, quedas e pneu furado

Vídeo do Tarcisio Lenfers com uma coletanea de fotos do seu Treinamento I e do Desafio Big Trail com boa trilha musical

Assim fica o registro neste Post sobre o nosso Desafio BigTrail realizado em 05 e 06/10/2013.

Marcadores Santa Catarina

Comentários (3)

  1. Carlos Pila

Realmente o curso é fantástico, fiz em 19 e 20 out 2013. Em 2014 qUero fazer o nivel II. Peço que me avisem.
Abr.
Pila
Passo fundo - RS

  1. Cicero Paes

Parabéns a todos ! Há bem pouco tempo importávamos esse tipo de curso/aprendizagem.

  1. Edson Mesadri

Ademir,
Somos imensamente gratos por você compartilhar sua experiência Off Road após sua(s) participação(ões) em nossos cursos. Esse é o maior pagamento que poderíamos receber.
Obrigado.

Não existem comentários postados aqui ainda.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização