Viagem de moto pelo Brasil

Você quer fazer o que eu fiz?

Primeiro você tem coragem? Segundo você tem vontade? Não adiante responder sim apenas para uma pergunta, tem que ser sim para as duas.

O que levar?

  • Roupas: levar o mínimo possível. Se for viagem de 10 a 15 dias já está bom uma roupa de dormir e uma para trocar, ou seja, duas camisas, duas calças, cueca, três pares de meias, um conjunto para frio e toalha. Lembrando que você terá também a roupa que vai usar durante a viagem toda. Evitar roupas novas ou pouco gastas.
  • Higiene: o máximo compacto possível.
  • Dependendo do lugar, se for período de chuva, levar barraca, mas sinceramente aconselho levar mesmo é uma rede, um poncho ou coberta fina ou cobertor térmico.
  • Levar pelo menos dois pedaços de cordas de quatro metros cada.
  • Ferramentas para conserto da moto e enche rápido para câmara furada.
  • Comida: um pouco de arroz e açúcar, você vai comprar 1 kg de cada, macarrão (achei melhor que Miojo, mais barato e rende mais), farinha e pacote de suco, detergente e esponja e Bombril.
  • Recomendo um fogareiro, pois às vezes não dá para fazer fogueira.
  • Aprenda a fazer cuscuz e compre uma cuscuzeira. Terá economia de espaço, preço e peso. Apaixonei pelo cuscuz.
  • Leve também de reserva, manete e rolamento da moto. Uma vela também ajuda, vai que estraga com você em estrada deserta como aconteceu comigo.
  • Um isolante térmico ou de borracha para dormir no chão ajuda também.

Onde ficar?

Isto é pessoal, mas uma sugestão é seguir sua intuição. Tenha sempre em mente duas ou três cidades à frente, desconfie de pessoas que querem saber muita coisa de você e se não sentir confiança, diga a cidade que você não esta indo.

Você sempre escutará estas perguntas.

De onde você é? Belo horizonte, ou qualquer outra cidade do Sudeste ou Sul, sempre será acompanhado de outra pergunta: “É perto de SP ou RJ?

Para onde Vai?

O que você faz?

Gosta de drogas?

Sim eu sou careta, não uso mais drogas, parei de fumar há nove meses e 14 anos que não uso mais bebida alcoólicas ou drogas como chás que eu adorava, mais que maconha ou cocaína ou haxixe.

Sabia que se a polícia te pegar, sua viagem pode acabar, então, sugestão, se você acha que droga combina com natureza, cuidado. Fui revistado quatro vezes.

Outra coisa, os nativos não gostam de cachaceiros. Se gostarem é porque querem que você gaste dinheiro com eles nas bebidas ou se você tomar sua cerveja e não compartilhar, saiba o risco que corre de receber uma informação errada.

Mecânica de Moto, você sabe?

Pois é, não adianta saber alguma coisa e entrar em desespero. O pouco que eu sabia, pus a perder em Ibicoara, pois não prestei a atenção em como era o jeito certo de montar o carburador. Eu paguei 30 reais à toa, mais 15 reais da vela da moto.

Saber um pouco de mecânica ajuda, e acredite, sempre terá alguém para te ajudar ou te ferrar. Seja honesto, ajude quando der, pois uma hora será você quem vai precisar.

Com quem conversar?

Eu sempre gostei de um simples boteco copo sujo. Se você tiver que ser roubado será lá, mas te falo, lá também é onde os nativos solidários estarão. Lógico, encontrará também alguns que não prestam, mas se forem com a sua cara, não vai ficar na mão.

Precisa de informação, mas está com medo, peça informação ao frentista do posto ou ao atendente de bar ou padaria. Evite outros lugares. Dar o seu paradeiro para muitas pessoas é um risco que você corre. Faça somente em ultimo caso.

Sou mineiro, mas em Minas não adianta. Enquanto o mineiro não te pergunta algo, você não terá uma resposta para a sua pergunta.

Custei, mas aprendi. Primeiro eles olham, olham de novo, ficam pensativos até que eles criam coragem e te perguntam: Você é de onde? Para onde está indo? Você veio na moto com tudo que estou vendo?

Já nos outros estados que passei eles te respondem primeiro para depois perguntarem.

Será que você consegue?

Apenas tenha pensamentos positivos. Eu não recomendo fazer uma viagem dessa sozinho. O ideal é mais uma ou duas pessoas.
Eu corri riscos, fui responsável pelos meus atos e tive sorte, muita sorte.

Qual é o melhor horário para pilotar?

Acabei descobrindo, no meu caso, que tinha que fazer comida e janta. Portanto o ideal é entre as 6 e às 16 horas, no máximo às 17 horas. Mas às vezes isso não é possível.

O que conhecer?

Abaixo tem as cidades que visitei e algumas tem asteriscos. Estas ou não valem apena, ou não visitei, são muito caras ou por algum outro motivo eu não recomendo. Quanto às demais, vale a pena conhecer.

Outra coisa. Para quem for fazer consegue economizar, de BH até Aurora do Tocantins sem pagar pousada se quiser e tiver coragem. De Januária até São Desiderio consegue dormir em beira de rio. De São Desiderio até Aurora do Tocantins em beira de Rio ou Posto de combustível.

Montar um roteiro?

Eu aprendi que não se deve misturar litoral com biomas, então se for escolher Cerrado faça Cerrado, se for Floresta Amazônica, faça somente ela, se for litoral, somente litoral, etc.

Não esqueça de comunicar sempre com a família. Meu código era, se eu passar dois dias sem mandar notícias, podem ficar preocupados, caso contrário esperar 48 horas.

Lugares para conhecer

  1. Serra do Cabral - MG - Ref. Bocaiúva (Augusto de Lima, Buenópolis, Curumatai, Claros Porçoes, etc.)
  2. Parque Nacional Sempre Vivas - MG Ref. Bocaiúva (Curimatai)
  3. Parque Estadual Serra Nova - MG Ref. Janaúba (Porteirinha, Serranópolis)
  4. Cachoeira do Serrado - MG Ref Porteirinha
  5. Serranópolis de Minas
  6. Januária a Correntina
  7. Parque Nacional Grandes Sertão Veredas / Serra Gaúcha - MG Ref Estiva (Serra das Araras, Estiva, Arinos)
  8. Formoso - MG Ref Maravilha (Sao Pedro do Passa Três – Buritis)
  9. *Mambaí - GO Ref Pintada/Damianópolis
    10 - Formosa - GO Ref Alvorada do Norte/Vila Boa (Distrito de Bezerra, Poço Azul, muitas cachoeiras)
  10. *Poço Azul - DF Ref. DF 001 Ou DF 170 (Saindo de Formosa venha por DF 205 Ou GO 430, seguir para Bom Sucesso. Se quiser pegar a DF 330, indicação para Águas Lindas de Goiás)
  11. (Cachoeira do Tororó, Santa Maria – DF)
  12. *Águas Lindas de Goiás e Brazlândia - GO
  13. *Corumbá de Goiás - GO Ref. Pirenópolis (Pirenópolis, Cocalzinho de Goiás, Pirenópolis, Corumbá de Goais)
  14. Niquelândia (Chapada dos Veadeiros) (Várias Atrações)
  15. Chapada dos Veadeiros - GO Ref Colinas do Sul (conhecer tudo que for possível e de graça)
  16. Terra Ronca - GO Ref GO 110 São Domingos (GO 118 Raizama, GO 112 Prata, GO 447)
  17. Aurora do Tancantins - TO Ref Combinado (Lavadeira, Taguatinga, GO 110, Porteira, depois vai para Barreirão ou Pousa Alegre, TO 110 Combinado)
  18. São Desiderio - BA Ref Barreiras – BA (Luis Eduardo Magalhaes BA 462 ou BA 242, BR 020 Barreiras)
  19. Jalapão e Parque Nascente do Rio Parnaíba - Ref. TO (Riacho das Neves PI 135, Piripiri ou Batalha PI 225)
  20. *Chapada das Mesas - MA Ref Carolina (o que der para conhecer)
  21. Sem Rumo Lençóis até Parnaíba (Lençóis Maranhenses ou Parnaíba)
  22. De Lençóis até Fortaleza, o litoral
  23. *Petrolina - PE
  24. Chapada Diamantina - BA

Fotos:

Videos: