Grande moçada, continuando com as travessuras que a terceira (ou será quarta?) idade nos permite, apresentei-me na Albermale High School para fazer o curso Básico de Motociclismo da MSF - Motorcycle Safety Foundation. A MSF é uma fundação mantida pelos grandes fabricantes de motocicletas nos Estados Unidos: Harley-Davidson, Honda, Yamaha, KTM, BMW, Kawasaki, Suzuki, Victory, etc.

Seu objetivo é trabalhar para que o motociclismo se torne uma atividade cada vez mais segura e com isso reduzir drásticamente o número de acidentes envolvendo motocicletas e, por consequência, todos os seus impactos (sociais e econômicos). A MSF têm convênios com quase todos os estados e ministra cursos, palestras e treinamentos, além de testes de avaliação que servem, na maioria dos estados, como prova de habilitação.

Meu curso era dividido em três dias, uma turma com doze alunos e dois instrutores. No primeiro, sexta-feira, uma aula teórica com exercícios em grupo e duração de quatro horas. Nos dois dias seguintes, sábado e domingo, aulas práticas das sete da manhã até às treze horas. Achei excelente a didática utilizada e conheci novas formas de exercicios. O que me impressionou foi a forma como os alunos levam a sério os ensinamentos, o respeito aos horários e, principalmente, aos demais alunos pois não vi uma só "gozação" quando alguém caía (e não foram poucos) ou errava um exercício. No último dia, ao final dos exercícios, foi montado um circuito de avaliação que teriamos de cumprir recebendo a pontuação dos dois instrutores. Em seguida, uma prova escrita com 50 questões onde se exige um minimo de 80 % de acertos. Bem, consegui meu certificado e quando tiver uma carteira de motorista da Virginia poderei averbar a de motociclista. De qualquer forma já posso utiliza-la para reduzir o custo do seguro da moto.

Eu já conhecia a MSF e acompanho seu site com certa frequência. A paixão dos Americanos por estatísticas ajudam a identificar, por exemplo, as maiores causas de acidentes com motociclistas e a desenvolver procedimentos para evitá-los. Identifica tambem as áreas mais atingidas dos capacetes em acidentes e com isso fazer recomendação a usuários e, eventualmente, a fabricantes.

Charlottesville 5

O curso é pago (110 dólares) mas todo o material é disponibilizado pela MSF: apostilas, motos e gasolina (com um monte de octanas que dá até vontade de beber). No fim das contas, com cerca de 220 reais voce recebe um senhor treinamento e sai com sua carteira na mão. Simples assim.

Comentários (3)

  1. Carlos Alberto

Parabéns pela conclusão do curso com aproveitamento que exigiu, no mínimo, o domínio do idioma inglês (ainda muito pouco falado pelos brasileiros) além, é claro, da habilidade e perícia demonstardos na condução da motocicleta. Qual é ou foi a sua profissão?

  1. Helio R. Silva Gato Cansado

Grande landohd1600, as motos são fornecidas pelo curso. São todas 250 cc (praticamente novas) de várias marcas, a mim coube uma kawasaki street bem simpatica.

  1. José Orlando Fidelis Abreu

Em que moto vc fez o curso? Pelo que vc disse, não foi na GW, certo?

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.