Entrar

Dia 7 - El Calafate

Neste dia, pudemos curtir efetivamente as estradas que saíam do hotel e circundavam o Parque Nacional Torres del Paine, seus lagos e as belíssimas montanhas da Cordilheira dos Andes pela mítica Ruta 40, na direção de El Calafate.

Depois, tínhamos uma preocupação. Como rodamos trecho longo na véspera (160km aproximadamente) e até o próximo posto em Esperanza na Argentina, teríamos 241 km, para rodar, além do agravante de que no Chile não se pode levar combustível em suportes extras. Partimos contando com a sorte.

Após 52 km chegamos a Cerro Castillo, onde fizemos a aduana chilena. Foi demorado pois lá estava um ônibus com diversos turistas com equipamento de trekking, atrasando nossos procedimentos. Rodamos mais 6km pelo rípio até a “Cruce Internacional Cancha Carrera”, aduana argentina onde os procedimentos foram mais rápidos. Após mais 8 km de rípio, voltamos para o asfalto e para a Ruta 40. Seguimos então com a velocidade bem controlada até Tapi Aike onde tinha um posto de combustível somente com diesel, safando pelo menos o tanque da van. Um carro parou no posto e tentamos comprar gasolina (nafta como chamam lá), porém existia uma tela interna impedindo o acesso ao tanque do carro. Por sorte, um posto policial em frente nos cedeu uma certa quantidade, suficiente para chegarmos até Esperanza.

Estávamos eu, Alexandre e Mateus, já que Elcione, Valdecir e Alessandro seguiram em frente. Mais adiante encontramos o grupo parado pois a moto de Elcione teve pane seca. Seguimos viagem e em Esperanza encontramos Bruno, que também seguia em direção a El Calafate. Chegamos ao Hotel Unique em Calafate e à noite cada um fez seu passeio. Optei por ficar tomando um “vinho nacional” e apreciando os petiscos do Hotel.

El Calafate, uma simpática vila às margens do Lago Argentino, uma espécie de Campos de Jordão da Patagônia, recebe os visitantes com excelentes hotéis, boa gastronomia e muitas lojinhas para compras de artesanato e roupas de inverno. Localizada na província de Santa Cruz, berço político de Néstor Kirchner, que governou a Argentina de 2003 a 2007, conta com excelente estrutura e vem se popularizando cada vez mais entre argentinos e forasteiros. Cara e lotada durante os meses de verão, a cidade serve como ponto de partida para visitar o principal símbolo natural da região, o glaciar Perito Moreno, declarado pela Unesco Patrimônio Natural da Humanidade.

Patagonia 32

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização