Altiplano Andino

Uma viagem de 11.523 km pelas estradas de sete estados brasileiros - Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Paraná e São Paulo - e cinco países - Peru, Bolívia, Chile, Argentina e Paraguai. Nessa seção, foram publicadas informações sobre o planejamento, relatos e fotos sobre a viagem de moto que Marcelo Penna Guerra e Rômulo Provetti realizaram entre janeiro e fevereiro de 2012. Dentre os locais visitados, destacam-se a Amazônia brasileira e peruana, a Cordilheira dos Andes e o Altiplano Andino, Machu Picchu e o Lago Titicaca no Peru, o Salar de Uyuni na Bolívia e o Deserto do Atacama no Chile.

Roteiro da viagem - Pelas Estradas da América do Sul

O mapa abaixo mostra a roteiro que eu e o amigo Marcelo seguiremos nessa nossa viagem de moto pela América do Sul. A ideia é, saindo de Belo Horizonte, atravessar os estados de Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, seguir pela Rodovia Interoceânica no Peru e percorrer o Altiplano Andino por pelo menos 15 dias.

Planilha com as distâncias percorridas durante nossa viagem

A primeira planilha que faço durante o planejamento da viagem é essa com as distâncias a serem percorridas entre as cidades que vou visitar. A partir dela, consigo identificar não só as cidades e distâncias a percorrer, como também o consumo de combustível e os hotéis possíveis de hospedar, de acordo com meus limites de gastos. No caso dos hotéis, eu faço uma outra planilha.

Informações sobre as estradas a serem percorridas

Esta planilha será atualizada periodicamente, de acordo com as informações que forem conseguidas. Ela é interessante para me preparar para o que vou encontrar pela frente e tomar cuidado na condução da moto

O que visitar e conhecer durante a viagem

Durante o planejamento desta viagem, encontrei várias sugestões de lugares para conhecer durante nossa viagem de moto. Sei que não será possível visitar todos os locais listados, mas é uma referência para ser usada durante a viagem. É uma forma, também, de não esquecer alguma atração muito importante que não pode deixar de ser vista.

Principais atrações da viagem

Esta será, talvez, a viagem mais difícil que já fiz até hoje, não pela distância ou pela quantidade de países e aduanas a atravessar, mas por causa da quantidade de lugares a visitar e o pouco tempo disponível para isto. O ideal seria dispor de pelo menos trinta dias para cobrir as distâncias e visitar com calma cada um dos lugares fantásticos pelos quais vamos passar, mas como não será possível, teremos que acordar mais cedo para percorrer mais quilômetros a cada dia e sermos mais ágeis na visita a cada lugar.

Relação de hotéis para pernoite

Como eu não faço reserva antecipada dos hotéis e pousadas onde vou hospedar, eu levo essa planilha impressa e, chegando na cidade, procuro aquela com a qual melhor me identifiquei durante a pesquisa. Observo muito o valor, a aparência e os comentários de outros viajantes sobre os estabelecimentos. Utilizo o Virago, Booking.com e o Google Maps para montar essa planilha.

1º dia: Belo Horizonte - Itumbiara

Depois de uma noite mal dormida por causa da ansiedade da véspera, o primeiro dia de nossa viagem foi muito tranquilo. Conseguimos percorrer 692,7 km sem pegar chuva, apesar de passar por alguns trechos da estrada que estavam molhados, indicando que ela havia passado pouco antes da gente.

2º dia: Itumbiara - Rondonópolis

Depois de um bom café da manhã no próprio hotel onde estávamos hospedados, saímos de Itumbiara, e percorremos uma ótima estrada até Rio Verde. De lá até Jataí a estrada estava ruim, com obras de duplicação e muitos buracos. Num trecho que passa pela Serra de Petrovina, uma região muito bonita com formações rochosas e por onde a estrada serpenteia, descendo de um altiplano até um vale, a estrada está um caos. Muito ruim e uma quantidade enorme de caminhões desviando de buracos enormes tornaram este um dos trechos mais perigosos que já passei na minha vida. Se ficássemos atrás dos caminhões, caíamos nos buracos, Se ultrapassávamos podíamos nos deparar com outro caminhão em sentido contrário ou sermos apertados pelo que estávamos ultrapassando ao desviar de um buraco. Foram cerca de 80 km de muita tensão.

3º dia: Rondonópolis - Pontes e Lacerda

Eu esqueci de ajustar o relógio para o fuso horário local que é uma hora menos que a de Brasília. Acordei cedo demais e fiquei esperando o Marcelo. Fizemos um bom lanche no hotel que estávamos hospedados, saímos às 8 horas de Rondonópolis e percorremos uma estrada horrível. Foram cerca de 150 km de buracos e muitos caminhões, numa média de menos de 60 km /h. A estrada estava em obras e os caras cortaram o asfalto para fazer uns remendos e deixaram abertos. Enquanto esperávamos uma oportunidade de ultrapassar um caminhão, surgia de repente um destes buracos...

4º dia: Pontes e Lacerda - Ji Paraná

Saímos do hotel tarde, às 9:30 horas. Eu acordei cedo, tomei café, arrumei a bagagem e como o Marcelo não aparecia fui ver o que estava ocorrendo. Ele estava dormindo ainda. Pediu que o pessoal da recepção do hotel o acordasse e não ocorreu. Até arrumar tudo...