Estradas Secundarias – Rota no GPS sem mapa roteável

Este artigo mostra como é possível colocarmos uma rota no GPS, mesmo quando as estradas secundarias que pretendemos seguir não estão no mapa.

A necessidade surgiu quando resolvi fazer o trajeto de Balneário Camboriu até a cidade de Brusque via estrada de terra conhecida como estrada da Limeira.

Ao colocar como destino Brusque a partir de casa (Balneário Camboriu) o GPS (ZUMO 660) de imediato calculava o roteiro via BR-101 e depois SC-486 o qual é o caminho lógico, tudo asfalto para esse trajeto.

Avaliando a alternativa do trajeto pela estrada não pavimentada com o Google Maps era possível fazer a rota, pois as estradas secundarias constavam no Google Maps conforme a figura que segue.

GPS 01

No entanto, se olharmos o mapa apresentado no Basecamp usando o mapa City Navigator, temos o fato de não aparecer nenhuma estrada secundaria conforme figura que segue.

GPS 01

Também para o mapa TRC não aparecem as estradas secundarias, conforme figura que segue.

GPS 01

A solução encontrada foi gerar o arquivo KML com o trajeto do Google Maps e importar no Basecamp.

Após importar no Basecamp na área Biblioteca, em uma pasta especifica para esta rota, ela foi transferida para o armazenamento interno do GPS (Área Dispositivos).

Neste ponto, após desconectar o Zumo do computador, é necessário importar este arquivo para que se torne uma rota personalizada, a qual poderá ser usada a qualquer momento. Para esta importação os passos a seguir são:

Ferramentas
Os meus Dados
Importar Dados
Rotas

Selecionar o nome do arquivo que foi transferido pelo Basecamp
Importar

Agora temos uma rota pode ser chamada na hora que vamos iniciar a navegação. Se solicitarmos uma pré visualização vai mostrar no mapa o caminho desta rota importada.

Um ponto importante é que será necessário desligar o recalculo automático de rotas.

Ferramentas
Definições
Navegação
Modo recalcular
Desligar
OK

Com o recalculo automático ligado (Modo padrão de uso) na primeira oportunidade que você sair um pouquinho do caminho previamente traçado o GPS vai recalcular e como não tem as estradas secundárias no mapa, um novo trajeto seguindo as vias asfaltadas será recalculado.

Durante a navegação, sem recalculo, basta seguir o trajeto mostrado no mapa e buscar o destino programado da sua viagem.

Realizada a primeira etapa entre Balneário Camboriu e Brusque via estrada da Limeira, a sequência foi continuar até Blumenau, entrar no Fidelis para andar mais um pouco em estradas de terra com destino a Luiz Alves e depois retorno até Balneário Camboriú, ainda a tempo de almoçar em casa.

Seguem os mapas gerados a posteriori com o arquivo GPX sendo o resultado mostrado por diferentes softwares.

GPS 01

GPS 01

GPS 01

GPS 01

GPS 01

E também as fotos do trajeto.

Estrada da Limeira

Estrada da Limeira

Estrada da Limeira

Estrada da Limeira

Estrada da Limeira

Estrada da Limeira

Estrada da Limeira

Estrada da Limeira

Estrada da Limeira

Estrada da Limeira

Conclusão

Se você pretende fazer algum trajeto que não está no mapa de seu GPS, não tem problema. Basta fazer o roteiro em algum software manualmente, mapeando os pontos, ou usar o Google Maps e aproveitar o arquivo KML gerado.

Boas voltas off road...

Deixar seu comentário

Postar comentário sem fazer login

0 / 2000 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 5-2000 caracteres