Livro sobre viagem de moto histórica

Nos Deliciosos Anos Dourados

Relato de uma viagem de moto do Rio de Janeiro até a Paraíba, realizada no final dos anos 1950.

Viagem de moto America do Sul

Expedição 5 Fronteiras

Um grupo de motociclistas realiza uma viagem de moto pelas estradas do Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai.

22 Viagem de moto America do Sul 060

Norte da América do Sul

Viagem de moto pelo norte do Brasil, Guiana Francesa, Suriname, Guiana e Venezuela.

viagem de moto

Projeto Vientos Blancos

Atravessando as fronteiras do Brasil, Argentina, Bolívia e Chile para conhecer América do Sul.

viagem de moto

Nordeste do Brasil

Com uma Yamaha Midnight Star, motociclista paulista faz uma viagem de moto pelo Nordeste.

viagem de moto

Volta à América do Sul de 125cc

Motociclista português realiza uma viagem com uma moto de baixa cilindrada pela América do Sul.

Rumo à capital dos incas

Entre os dias 30 de maio e 15 de junho o motociclista Pedro Rocha de Miranda fez uma viagem solo de 10 mil km com sua Harley-Davidson V-Rod,...

Leia Mais...

Passagem do Norte para o Nordeste

Entediados com a possibilidade de ser mais uma dentre tantas férias que passamos em períodos anteriores e estimulados por estarmos a alguns meses em um...

Leia Mais...

Passeio de moto até Itu pela Estrada dos Romeiros

Como eu trabalho em regime de plantão (12 x 36) à noite, hoje, em plena sexta-feira normal, resolvi pôr a branquela na estrada e ir até a cidade dos...

Leia Mais...

Viagem de BH a Curitiba com uma PCX

Uma viagem de moto de mais de 2 mil km protagonizada por uma jovem sonhadora Acredito que toda viagem tem início no momento que você decide...

Leia Mais...

Um casal recifense e 14.875 km de aventura!

Somos Rosana e Luciano, recifenses, que percorremos com nossa moto Honda CB 500X um total de 14.875 km de estradas de vários estados brasileiros e...

Leia Mais...

Livro viagem de moto Ushuaia e PatagôniaLIVRO COM PLANEJAMENTO, RELATO E FOTOS DE UMA VIAGEM DE MOTO ATÉ USHUAIA

Mais viagens.

De moto até o fim

Em janeiro de 2011, os motociclistas Leonardo e Leandro fizeram uma viagem de moto de Indaiatuba,...

Leia Mais...

Encuentro Internacional Harley-Davidson Punta Del Este

O amigo Harleyro Fernando FatBoy nos manda notícias e fotos da viagem que fez com sua Fat Boy de...

Leia Mais...

De Moto pelas Américas

O relato de uma viagem de mais de 30 mil km em uma aventura sobre duas rodas Após exaustivo...

Leia Mais...

Expedición Sudamerica en Dos Rodas

Entre 31 de outubro de 2010 e 31 de março de 2011, o Equatoriano Ramiro Ordóñez esteve percorrendo com uma...

Leia Mais...

Textos legais

W.O. contra acidentes

Dados alarmantes da Organização Mundial de Saúde, a OMS, afirmam que em 70% dos acidentes, a culpa é do motociclista. Mas existem pessoas que andam...

Leia Mais...

Quem viaja vive mais... Sempre persista, nunca desista!

Todos nós temos sonhos, alguns são simples, outros ousados, talvez um passeio ou uma grande viagem, que podem ser realizados a curto ou longo prazo, mas...

Leia Mais...

Status feminino...?

Acompanhando as conquistas que mulheres vêm obtendo nos vários segmentos da sociedade, seja na intelectualidade, na política, esportes e...

Leia Mais...

Dicas para sua viagem

Livros

História da Motocicleta

A primeira moto na Transamazônica

O texto a seguir é o relato da viagem histórica realizada pelo motociclista João Gonçalves Filho, o GAU, no ano de 1976. Ele rodou 23.285 km das...

Leia Mais...

Volta ao mundo de moto em 1932

Em um tempo que o mundo e as realidades politico sociais eram bastante diferentes e quase inimagináveis para a maioria de nós, um homem partiu para...

Leia Mais...

A história da Harley-Davidson Fat Boy

Para a Harley-Davidson Motor Company, a década de 1980 foi marcada por acontecimentos importantes. Após a recompra da AMF em 1981, a marca começou...

Leia Mais...

A história da Honda

Em 17 de novembro de 1906, nascia na aldeia de Komyo, na cidade de Hamamatsu, no Japão, o filho mais velho de um ferreiro. Seu nome, Soichiro Honda. Era uma criança curiosa, que desde muito cedo ficava observando os motores, encantado com seus barulhos, cheiros e segredos! Nunca foi um bom aluno,mas nem por isso não era inteligente, pois apesar de não se interessar pelas teorias dos livros, ele preferia a prática das coisas!

Aos 8 anos, já havia construído uma bicicleta e, aos 13 já tinha uma série de pequenas "invenções"! Aos 16 anos, Honda foi para Tóquio como aprendiz numa oficina mecânica e poucos anos mais tarde, voltou para Hamamatsu e abriu a sua própria oficina.

Aos 25 anos, sua oficina já havia crescido e se tornado muito lucrativa! Honda pôde começar a sua vida excêntrica ! Construiu um barco de corrida, e um carro muito potente, com motor de avião American Curtiss Wright !

soichiro novo

Já com 30 anos, decidiu fabricar peças ao invés de consertá-las e começou a fabricar anéis para pistões. Mas fabricar não era tão fácil como pensava e, apesar da estrutura (50 funcionários e sede própria), Honda passou por um período muito difícil. Seus recursos quase acabaram !

Depois de muita pesquisa, Honda descobriu (com a ajuda de um antigo professor) o que faltava na liga dos anéis: o silício!

Finalmente, em final de 1937, a "Tokai Seiki Heavy Industries" começou a fabricar anéis de qualidade e se tornou novamente (muito) rentável!

Honda decidiu estudar mais os metais e entrou no Instituto de Tecnologia de Hamamatsu. Como nunca foi estudioso, só assistia às aulas que lhe interessava. Quando o reitor foi explicar que não poderia receber o diploma, Honda lhe disse: "Diploma? Isso vale menos que um ingresso de cinema. O ingresso lhe garante a entrada no cinema pois voce pagou e o diploma não garante que se possa ganhar a vida com ele..." (em suas empresas, as pessoas sempre foram promovidas pelo trabalho e competência, independente do grau de instrução )

soichiro 2

A rendição do Japão se deu quando Honda lutava para reconstruir suas máquinas e instalações! Com futuro incerto, Honda vendeu sua fábrica para a Toyota, que era cliente de seus anéis.

Um pouco desiludido, Honda ficou um tempo fora do circuito, gastando parte do dinheiro da venda na "vida boa" !

Ambicioso e predestinado, em outubro de 1946, criou o Instituto de Pesquisas Técnicas Honda, no centro de Hammamatsu.

O Japão pós guerra estava caótico e um dos piores problemas era o transporte. Com o racionamento de combustível e trens lotados, Honda pensou pela primeira vez nas motocicletas! Comprou então um lote de motores usados para geradores. Com sua capacidade criativa, os adaptou em bicicletas e logo estava vendendo os primeiros ciclomotores !

O primeiro lote de 500 motores arrematados foram vendidos rapidamente e Honda começou a projetar seu próprio motor. Era um motor de 50 cc com potência de 0,5 cavalo. O sucesso de vendas foi tanto, que em setembro de 1948, foi fundada a Honda Motor Company !

O primeiro ciclomotor Honda era de 90cc, chamado de A. Este ciclomotor era conhecido como "Chaminé" pois a mistura combustível era rica em terebentina devido ao racionamento de gasolina e fazia muita fumaça !

ciclomotor Soichiro - A História da Honda
A "Chaminé" modelo A

Mas Honda queria algo mais e após vários protótipos, em 1949 nasceu a primeira motocicleta Honda, com 98 cc e 3 cavalos, que seria chamada muito apropriadamente de "Dream" (sonho) !

soichiro dream
A avó de todas as Hondas

A partir daí, a história de Soichiro se confunde com a própria história da Honda ! Sua competência e genialidade, sempre a frente dos negócios e sempre dinâmico, fizeram da Honda a maior industria motociclistica do mundo!

Soichiro e seu inseparável amigo e sócio Fujisawa

Soichiro parecia que nunca estava satisfeito e sempre incentivou as pesquisas, o que levou a Honda a participar de competições de motos e carros, invariavelmente com incrível sucesso !

Empreendedor, fabricou carros, motos, geradores , motores de popa, máquinas agrícolas e muitos outros produtos, mas sempre sob sua batuta !

Soichiro Honda não só fundou a maior empresa de motocicletas, mas principalmente popularizou o motociclismo e introduziu um alto nível de tecnologia e confiabilidade em veículos de duas rodas !

Infelizmente, nada é eterno! Em 5 de agosto de 1991, Soichiro não resistiu aos sérios problemas hepáticos e deixou, aos 84 anos, o mundo do motociclismo órfão !

Foi uma vida inteira dedicada a projetos audaciosos!

Soichiro Honda

Em final de 1999, Soichiro foi eleito por jornalistas do mundo inteiro, o "Motociclista do Século", aliás , um título prá lá de justo !!

Assim nasceu a Honda Motor Company, um dos maiores impérios da indústria automobilística japonesa, conhecida e respeitada no mundo inteiro.

Comentários (2)

This comment was minimized by the moderator on the site

Excelente artigo, mas não consegui acessar ele pelo link do site, tive que utilizar a opção cache oferecida pelo google o que exige um certo conhecimento técnico.

This comment was minimized by the moderator on the site

por essas pessoas, com determinação e competencia, o Japão é o País que é. Não como o Brasil, um País de ladões, onde nossos politicos não têm caráter e nem hombridade como é o caso dos Japoneses, que se forem pego em alguma falcatrua, são obrigados a irem a público se desculpar e não aparecem mais em nenhum canto.

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização