Livro sobre viagem de moto histórica

Nos Deliciosos Anos Dourados

Relato de uma viagem de moto do Rio de Janeiro até a Paraíba, realizada no final dos anos 1950.

Viagem de moto America do Sul

Expedição 5 Fronteiras

Um grupo de motociclistas realiza uma viagem de moto pelas estradas do Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai.

22 Viagem de moto America do Sul 060

Norte da América do Sul

Viagem de moto pelo norte do Brasil, Guiana Francesa, Suriname, Guiana e Venezuela.

viagem de moto

Projeto Vientos Blancos

Atravessando as fronteiras do Brasil, Argentina, Bolívia e Chile para conhecer América do Sul.

viagem de moto

Nordeste do Brasil

Com uma Yamaha Midnight Star, motociclista paulista faz uma viagem de moto pelo Nordeste.

viagem de moto

Volta à América do Sul de 125cc

Motociclista português realiza uma viagem com uma moto de baixa cilindrada pela América do Sul.

Um casal recifense e 14.875 km de aventura!

Somos Rosana e Luciano, recifenses, que percorremos com nossa moto Honda CB 500X um total de 14.875 km de estradas de vários estados brasileiros e cinco países durante 29 dias do mês de janeiro...

Viagem de moto pela Serra da Canastra

Estava tudo preparado para esta viagem de moto, há muito tempo sonhada. Saí de casa às 9h, deixei minha filha no serviço e às 9h30 entrei na rodovia Anchieta, tendo como destino Delfinópolis (MG),...

Um dia em Piracicaba

A ideia do passeio surgiu quando nos deparamos com uma semana de trabalho mais curta. Sim, haveria um feriado nela. Maravilhoso, bom para descansar a mente. Foi então que pensamos em fazer um...

De São Bernardo até a praia dos Castelhanos

Segunda de Carnaval, nada como ir para a avenida. Avenida não, vamos para a estrada! Meu filho, nossa branquela (Yamaha Ténéré 250-2011) e eu. Levantamos cedo, preparamos a mochila com algumas...

Patagônia de vento em popa

Nossa tão sonhada viagem pela Patagônia está chegando ao fim. Estamos voltando pra casa. Já percorremos 8 mil quilômetros desde que partimos rumo ao Ushuaia, temos ainda 5 mil pela frente, até a...

Livro viagem de moto Ushuaia e PatagôniaLIVRO COM PLANEJAMENTO, RELATO E FOTOS DE UMA VIAGEM DE MOTO ATÉ USHUAIA
 

Mais viagens.

503 dias e 132 mil km nas estradas das Américas

A história de Alex Chacon pode ser considerada interessante e, se você gosta de liberdade e sempre sonhou...

Leia Mais...

Encuentro Internacional Harley-Davidson Punta Del Este

O amigo Harleyro Fernando FatBoy nos manda notícias e fotos da viagem que fez com sua Fat Boy de...

Leia Mais...

Parque Itatiaia e Ouro Preto

Recebemos no mês passado as 3 motocas Versys Tourer com as quais faremos as viagens pelo Destino...

Leia Mais...

Cânion do Xingó e Chapada Diamantina

Olá. Me chamo Wellington e sou de Brasília. Uso moto no deslocamento para o trabalho todos os...

Leia Mais...

Dicas para sua viagem

Livros

História da Motocicleta

A história dos motoclubes

A história do motociclismo de estrada esta diretamente associada à história dos motoclubes. A...

A viagem de moto mais longa da história

Viajar, conhecer cidades, culturas e pessoas em todo o mundo parece ser um cenário tentador para...

A história da Harley-Davidson

A história da Harley-Davidson começou em 1901 de uma idéia de dois jovens: William S. Harley, de 21...

Textos legais

História sobre motociclistas

Há algum tempo atrás, quando chegava de mais uma viagem, encontrei meu vizinho de apartamento na...

Uma boa ação

As enchentes que arrasaram várias cidades do meu Rio de Janeiro e o tsunami no Japão, trouxeram-me à lembrança...

Como funciona o GPS?

Este artigo tem como objetivo mostrar os princípios básicos de funcionamento do GPS. GPS é uma...

História da Royal Enfield

A empresa Enfield Manufacturing Co.Ltd. de Reddicth, próximo a Birmingham, começou em 1893 vendendo as bicicletas com a marca Enfield, fabricadas pela Eadie Company até que em 1896 comprou a Eadie e começou a produzir suas próprias bicicletas aproveitando o "boom" de vendas deste tipo de veículos. Nesta época adotou o famoso slogan "Made Like a Gun" pois a Eadie também fabricava pecas para os rifles Enfield, não menos famosos.

Com o advento dos motores a gasolina, desenvolveu seu primeiro veículo motorizado: um triciclo com motor De-Dion fabricado em 1899 que ficou em linha até 1903.

Em 1901 lançou sua primeira motocicleta utilizando-se de um motor belga Minerva de 211cc (assim como a Triumph e a BSA) e instalando-o sobre a roda dianteira.

Historia royal enfield 1901

Em 1910 adquiriu motores da MAG de 2 cilindros em V com 350cc, motores 2 tempos de 225cc e bicilíndricos em V de 1000cc para completar sua linha de modelos. Tempos depois vieram os renomados motores JAP ingleses com cilindrada variando de 248 até 498cc.

A partir de 1925 lançaram modelos com motores de válvula lateral da própria Royal Enfield, de 346cc e 488cc e um de 976cc além de um 346cc ohv.

They continued to develop their range of engines and over the next decade or so they used 225cc,498cc, ohv and 996cc v.twins,plus 346,570, and 976cc s.v. models plus 248,346 and 499cc ohv. (Bullet) singles, and an 1140cc v.twin.

Em 1922 lançou o modelo 201 com motor de 125cc, 2 tempos, diâmetro do pistão 64 mm e curso 70 mm com 2,25hp que teve grande sucesso e ficou em linha até 1928.

Historia royal enfield 201 1922

Devido a sua longa existência, a Royal Enfield foi uma das maiores indústrias de motocicletas da Inglaterra.A Enfield foi a pioneira na adoção da corrente na transmissão secundária e do carter seco. Na época a sua utilização de câmbio no pé foi considerada uma idéia visionária.

Em 1933 nasce o primeiro modelo Bullet para uma linha de motocicletas de 250, 350 e 500 cc com motores monocilíndricos de 04 tempos.

Após o fim da guerra em1945 lançou novos modelos entre eles a Prince de 125cc de 2 tempos, instalando os primeiros garfos telescópicos, como demonstrado pelo revitalizados modelo "J" e "G" lançados originalmente em 1936.

Historia royal enfield model g

Em 1948 a Royal Enfield lança um motor bicilíndrico, macio e confortável de 500 cc, um modelo Roadster.

Em 1949 a empresa introduziu uma Bullet monocilíndrica de 350cc, sendo uma das primeiras motocicletas a incorporar a balança traseira, o que aliado ao seu resistente motor lhe permitiu ganhar várias competições inclusive de trail. Em 1950 foi lançado o modelo em 500cc que foi vencedor em centenas de competições. Este sucesso deu fama mundial ao modelo Bullet.

No mesmo ano foi lançada uma 500cc twin (pistões em paralelo) para atender ao modismo destes motores, a qual ficou em linha até 1958, quando foi substituída pela Meteor Minor que por sua vez ficou em linha até 1963.

Historia royal enfield meteor minor

Em 1952 o motor bicilíndrico de 500cc, foi ampliado para 700cc no modelo Meteor, que era o maior bicilíndrico paralelo do mercado. Ela saiu de linha em 1958 para a entrada da Constellation com um sistema inovador de refrigeração a ar .

Em 1954 o Governo da Índia precisava de uma motocicleta resistente para uso militar, da policia e para a fiscalização de suas fronteiras e importou 400 motocicletas da Inglaterra. A partir do sucesso em campo, pedidos similares foram colocados para entrega em 1955 e 1956. Para as quantidades em pauta valia a pena estabelecer uma fábrica na Índia. Foi encontrado a Madras Motors como parceiro local e em 1955 foi estabelecida a Enfield India Ltd. e técnicos foram enviados para treinamento em Reddicth. Neste mesmo ano as motocicletas foram enviadas desmontadas da Inglaterra para montagem local. Em 1956 as Bullet já eram fabricadas na sua totalidade na nova fabrica de Madras.

Historia royal enfield bullet

Em 1994 a Enfield India foi comprada pelo grupo Eicher que inaugurou em 1999 uma nova fábrica em Jaipur equipada com as mais modernas máquinas. Nos dias de hoje cerca de 10.000 unidades deste mesmo modelo em 350cc e em 500c são fabricadas anualmente em Madras, sendo inclusive exportadas para 20 diferentes paises. Esse modelo se caracteriza pela confiabilidade, simplicidade na construção e economia de combustível. Em 1995 o Brasil importou um container com 22 dessas motocicletas.

A maior e melhor das bicilíndricas foi a Interceptor, a qual foi lançada em 1962 com 750cc e 53 cavalos. Criada em parte para suprir a demanda do mercado Americano , a Interceptor combinava , torque, velocidade e suavidade na rodagem.

Em meados dos anos 60 a Royal Enfield , sofreu uma série de problemas financeiros , a produção da Interceptor, foi deslocada por um breve período de tempo para o oeste da Inglaterra, vindo a fábrica, após varias tentativas de salvamento, a encerrar suas atividades em 1971. As atividades na Índia continuaram.

Comentários (4)

This comment was minimized by the moderator on the site

Tenho uma Enfield ,hoje Royal Enfield ,500cc Bullet 1995 -Carburada-Freios a tambor com descompressor e platinado.
É uma excelente motocicleta pois conserva as mesmas caracteristicas da fabricada em 1954/55.
As novas tem uma mecanica diferente ,bem como sisitema de freios,injecao e ignicao.
MAs conservam o mesmo designe que tanto notabilizou a R.Enfield.
Parabéns pela reportagem esta marca merece estar ao lado das Triumph,Matcheless,Norton,BSA e Ariel entre outras.

This comment was minimized by the moderator on the site

olá amigo
gostei de seu comentario e como planejo em adquirir uma, gostaria de saber como é a manutenção peças etc.... tenho medo da empresa não importar mais e ficar na mão.. obrigado

This comment was minimized by the moderator on the site

Muito bom esse Artigo, que com bastante base apresenta algumas passagens da Royal Enfield, moto pela qual tenho algum carinho, por ter sido com umas delas (500cc, 1 cilindro), que tirei minha carteira em 1953. Mas muito nela andei mesmo antes de obter a referida carteira, que após tirada alargaram-se meus horizontes e pude então conhecer vários estados do Brasil.

This comment was minimized by the moderator on the site

Olá João. E se prepare que a Royal Enfield está construindo uma fábrica para montar suas motos em Manaus. Em breve elas retornam ao Brasil.
Abraços

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização